Jesus Cristo é a razão de ser da Igreja
- Rev. Valdinei Silva
- 5 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Em 1Timóteo 3.14-16, Paulo apresenta ao jovem pastor Timóteo uma síntese sobre a essência, missão e razão de ser da Igreja.
Essência: Igreja é a Casa de Deus v15. No AT Deus habita no Tabernáculo de Moisés; depois, no Templo de Jerusalém. Já no NT vemos que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Após a ascensão de Cristo, a morada de Deus na Terra passa a ser então a Igreja, família de Deus. Deus não habita mais em templos construídos por mãos humanas (At 7.48; 17.24; 1Co 3.16; 6.19). Igreja não é apenas local físico, mas sim a morada de Deus. A Igreja é ainda propriedade do Deus vivo, em contraste com os falsos deuses do presente século. O Deus da igreja é vivo e é quem dá vida ao seu povo. O Espírito de Deus vibra pela vida de Deus. A Igreja, templo do Espírito, vibra pela vida de Deus. Assim, a Igreja é um organismo vibrante.
Missão: A Igreja é Coluna e baluarte da verdade. William Barckey nos diz que em Éfeso havia o templo da deusa Diana, uma das sete maravilhas da antiguidade. Possuía 127 colunas jônicas, todas de mármore, sendo cada uma delas um presente dado por algum rei. Já o baluarte consiste no fundamento que sustenta as colunas. Assim, para todos os habitantes de Éfeso que tivessem contato com as expressões usadas por Paulo, ficaria claro o sentido de seus ensinos. A vida cristã fundamenta-se no que a Igreja crê, sua fé. Já aquilo que a Igreja prega, vive e ensina, diz respeito á proclamação (coluna), a verdade que precisa ser transmitida para os de fora.
Razão: CRISTO é a razão de ser da Igreja. Ele é o Deus encarnado; condenado pelos homens, justificado pelo Espírito; contemplado por anjos desde seu nascimento, tentação, agonia, morte, ascensão e segunda vinda; proclamado a todos os povos; crido nos quatro cantos da Terra; sobremaneira exaltado, digno de estar à destra do trono de Deus.
Ser Igreja é dádiva de Deus a nós. Servir a Cristo em sua igreja é honra, não peso. Nós sem a Igreja somos desabrigados espirituais, a Igreja sem nós continua sendo Igreja, morada do Deus vivo. Sirva ao Senhor de forma vibrante, intensa, amorosa. E que sua vida seja uma coluna a manifestar as belezas de Cristo.
Rev. Valdinei Silva
(Da mensagem pregada no Culto de 08 de março de 2020)

Comments